quarta-feira, 23 de maio de 2012

Que vergonha blogueira!Titia Shame tinha razão e eu também!



Gente hoje lendo a revista "Galileu" me realizei, como ser racional mesmo  sabe?De sacar realmente as coisas antes...
Umas pessoas, tolinhas, podem até ter me xingado quando critiquei a "rainha das blogueiras fashion" de moda aqui no blog, mas hoje vi  quão coberta de razão eu estou.Foi publicada na ed. 251, a matéria intitulada" Há algo de podre no reino dos blogs de moda e beleza" onde é feito um raio-x da jabazeira que rola, para que sejam publicados os "looks do dia", que nada mais são que anúncios travestidos de postagens ingênuas e inocentes.
E a tônica da reportagem, pra início de conversa é:"cheias de audiência no site e de  dinheiro no bolso, blogueiras se tornaram um canal de comunicação fundamental no mundo fashion, mas muitas chegaram lá enganando suas leitoras com publicidade disfarçada."
Eu levantei a lebre a respeito do blog da Thássia onde um "look do dia" pode chegar a R$3.000,00, R$ 5.000,00, digo a respeito do custo das roupas mostradas, considerando o "look" todo.Mas isso não é só no blog dela é em todos. Quer dizer, ganha-se uma nota preta pra fazer uma postagem induzindo as leitoras a usarem a marca "X" ou "Y", quando na verdade é publicidade pura.Acho vergonhoso esse tipo de publicidade num país onde o salário mínimo é de R$ 622,00. Milhares de garotas estourando o cartão de crédito para ter um "look" parecido.Aliás, a minha postagem inteira tá aqui:
http://criticanata.blogspot.com.br/?zx=81b0144f67b9958c
No fim consta um rol intitulado "QUE VERGONHA, BLOGUEIRA"ou "Shame on you, blogueira",

"EXEMPLOS DE PUBLICIDADE DISFARÇADA QUE ROLA NOS BLOGS:
- VOLÚVEL - uma blogueira escreve no Twitter sobre a promoção de um fabricante de fogões:"Ai se um da eu for mãe e ganhar cozinha de presente. Pelo amor, hein?". No dia seguinte, post sobre a mesma campanha, indicando apenas discretamente que é uma propaganda.";
- COINCIDÊNCIA - Mais de 10 blogueiras postam o mesmo alerta na mesma semana: como descobrir se a nécessaire de uma determinada marca é falsa ou não. Todas dizem ter comprado o produto original e querem "ajudar as leitoras a fazer essa escolha". Nenhuma assumiu que o texto era pago.;
- BINGO - A blogueira resolve sortear uma maleta de maquiagem que "é o máximo". Para participar, é preciso atender alguns requisitos: cadastrar seu mail no site da loja e comprar algum outro produto da loja por lá. O blog não diz que é anúncio.
- MODA A MOTOR - A blogueira ganha um carro de R$ 90 mil para se tornar "embaixadora" da marca. Em um ano, fez 5 posts elogiando o fabricante. No primeiro, ela avisa que vinculou seu nome à empresa, mas em nenhum diz que é publicidade."


BLOGUEIRAS DE MODA - QUANTO VALE OU É POR QUILO?
Finalmente o preço do "jabá" é revelado:
- uma menção à marca na postagem = R$ 1.300,00
- um publipost - postagem com publicidade = R$ 8.500,00
- espaço para banner, custo mensal = R$ 80.000,00

Esses dados estão na mesma reportagem da Galileu (edição de junho). Logo está claro que é tudo uma enganação, tudo é publicidade, mas que não informa que é publicidade, o que segundo o CDC é crime contra os consumidores. Agora faça as contas. Vão no seu blog predileto e contem quantas postagens tem falando só de marcas ou no twitter (o preço é o mesmo), vejam quantos banners tem espalhado e multipliquem pelos valorezinhos ai acima. Considere ainda que as roupas normalmente vão para as blogueiras gratuitamente...
Eu não faço crítica pela critíca, mas acho paradoxal tudo isso. Leitoras, leiam mais um pouco, se informem para não serem tão facilmente enganadas. Enquanto vocês gastam os olhos da cara pra vestir uma pecinha de marca, tais blogueiras se refestelam em festas, vide casamentos suntuosas de algumas (não preciso citar, mas houve bastante casamentos esse ano) cuja renda vem desses blogs que enganam tão descaradamente as seguidoras.
Vamos acordar pra cuspir gente!!!
PS: Eu adoro a Shame, mulher (ou homem) corajosa essa!

Ah, se alguém quiser me contratar pra fazer uma contrapropaganda tô a disposição viu???
 mail: criticanata@gmail.com
(ahahaha! continuo aguardando os terroristas ou algum maluco que pense igual!)

Sucesso